Veggie burger? Produtos vegetarianos devem ter denominações diferentes de produtos de origem animal?




Uma pesquisa realizada com 499 cidadãos no Reino Unido e 484 cidadãos nos Estados Unidos questionou a pertinência de serem adotadas denominações de venda de produtos vegetarianos distintas dos originais elaborados com ingredientes de origem animal. Dentre os respondentes havia vegetarianos, veganos, pescetarianos e consumidores de carne em geral.


Os resultados mostraram que cerca de 25% dos participantes, em todos os grupos, consideram que produtos vegetarianos deveriam ser proibidos de apresentar nomes relacionados com carne. Dentre os vegetarianos, apenas 18% apoiaram a proibição, enquanto 33% dos veganos e 26% dos consumidores de carne foram favoráveis.



Outro ponto revelado pela pesquisa foi que nesta amostra 49% dos vegetarianos e 19% dos veganos são mais propensos à compra de produtos sem carne se tivessem um nome relacionado à carne, como salsicha, enquanto 57% dos veganos declaram ser menos propensos à compra de um produto se o nome fosse relacionado aos produtos cárneos.


Dentre os respondentes que aceitam produtos vegetarianos com nomes relacionados à carne apontaram, em maioria, a razão de que a “natureza e o formato dos produtos são indicados com precisão”. Esta justificativa foi mantida por 58% dos respondentes como um todo e 65% dos vegetarianos. Dentre os cidadãos que desaprovam a nomenclatura, 60% acreditam que os nomes relacionados à carne são enganosos.


Neil Cary, diretor da Instituição que realizou a pesquisa, Surveygoo, ressaltou que a pesquisa mostra uma diferença entre as decisões de compra de vegetarianos e veganos, como categorias diferentes de consumidores. Em 2017, na Europa, foi proibido o uso de nomes de produtos lácteos em produtos não-lácteos e em 2018, na França, foi proibido que produtos vegetarianos sejam rotulados do mesmo modo como são os produtos cárneos.


Fonte:

Food Manufacture



Laboratório de Rotulagem é um serviço da Oxya Agro e Biociências
Rua Hortência, 411, Belo Horizonte, MG, Fone 31 3466 2161,
e-mail: contato@laboratorioderotulagem.com.br

email.png