Recall de salsichas é realizado por erro na declaração de glúten




A empresa North Country Smokehouse, de Claremont, fez recall de aproximadamente 4 toneladas de salsichas de porco devido a um erro de rotulagem. Os dizeres afirmando que os produtos não continham glúten estavam presentes, porém, o trigo, que é uma fonte de glúten, era listado como ingrediente.


As salsichas, produzidas entre janeiro e fevereiro de 2019 e com data de vencimento entre 30/03 e 30/04 de 2019, foram distribuídas em todo o território Norte Americano para varejo. A informação incorreta foi identificada por um consumidor que se queixou ao fabricante e este, por sua vez, informou ao Serviço de Inspeção e Segurança Alimentar do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.


A informação sobre a presença do glúten é fundamental, uma vez que esta proteína desencadeia uma séria inflamação intestinal em pessoas sensíveis. No Brasil, a declaração da presença ou ausência de glúten também é obrigatória para todos os alimentos industrializados de acordo com a Lei Nº 10.674, de 2003 [1]. A medida é importante para garantir a segurança dos produtos e evitar reações adversas em seus consumidores.


Nota:

[1] Lei Nº 10.674, de 2003.


Fonte:

FDA


Laboratório de Rotulagem é um serviço da Oxya Agro e Biociências
Rua Hortência, 411, Belo Horizonte, MG, Fone 31 3466 2161,
e-mail: contato@laboratorioderotulagem.com.br

email.png