Laboratório de Rotulagem é um serviço da Oxya Agro e Biociências
Rua Hortência, 411, Belo Horizonte, MG, Fone 31 3466 2161,
e-mail: contato@laboratorioderotulagem.com.br

email.png

Matéria-prima contaminada por alergenos induz recall em indústria de sorvetes

Sorvetes Ben and Jerry’s nos sabores Coconut Seven Layer Bar e Chunky Monkey estão sendo recolhidos voluntariamente pela Unilever pelo risco de provocarem reações alérgicas graves. Os produtos podem conter nozes, amêndoas, castanhas-do-Brasil e avelãs que não estão declaradas na lista de ingredientes e de alergenos, as embalagens trazem apenas a informação “Contém nozes” e “Podem conter outras nozes”.


Os produtos foram fabricados nos Estados Unidos e distribuídos por todo o país, o sabor Chunky Monkey foi distribuído por lojas de varejo, com datas de vencimento para 28/08/20, 29/08/20 e 30/08/20; já o Coconut Seven Layer Bar, foi distribuído em lojas de atacado e sorveterias com data de 15/09/20.


O recall está sendo conduzido pela Food and Drug Administration (FDA) e foi iniciado pela Unilever após um tipo de noz não declarada ser encontrada durante a produção. Uma investigação indicou que houve um erro de um dos fornecedores de nozes da empresa, o que reforça a importância de que a indústria de alimentos qualifique seus fornecedores de matérias-primas sob o risco de comprometer o seu produto final. Até o momento não houve relatos de doenças resultantes da ingestão dos sorvetes.


Assim como nos EUA, a informação sobre a presença de alérgenos é obrigatória no Brasil [1], e, em casos de não ser possível garantir a ausência de contaminação cruzada, é necessário que seja informado no rótulo o dizer “Pode conter” seguido dos nomes comuns de todos os alimentos que causam alergias alimentares.


Nota:

[1] Resolução - RDC 26 de 02 de julho de 2015


Fonte:

FDA