Líder de produtos alimentícios nos EUA realiza recall devido a erro de rotulagem




A empresa Concord Foods fornece diversos tipos de alimentos como laticínios, sorvetes, misturas de temperos e de panificação, além de bebidas em Massachusetts, EUA. Recentemente foi necessário que um recall do tempero Concord Fresh Mild Salsa Seasoning Mix fosse estabelecido devido à possibilidade de conter alergenos de leite que não estavam devidamente declarados na embalagem.


O produto havia sido distribuído nacionalmente e foi necessário o recolhimento, pois consumidores com alergia ou sensibilidade severa às proteínas do leite podem desenvolver reações alérgicas graves por consumirem o produto.



A alergia ao leite é diferente da intolerância à lactose, uma vez que a primeira ocorre pela resposta do sistema imunológico que reconhece proteínas presentes no leite como algo nocivo ao organismo e que, portanto, precisa ser combatido. Alérgicos ao leite têm reações digestivas como vômito, cólicas, diarreias, entre outros, mas, geralmente, também ocorre inchaço dos olhos e lábios, vermelhidão na pele, dificuldade respiratória e até choque anafilático.


A intolerância à lactose, por sua vez, é relacionada à digestão da lactose, um tipo de açúcar do leite e derivados, e ocorre devido à deficiência de produção da enzima lactase que quebra o açúcar. Os sintomas mais comuns são náusea, vômito, diarreia e dores abdominais.


Diante da seriedade dos sintomas é imprescindível que as regras de declaração da presença de leite sejam observadas a fim de garantir a segurança do alimento.


Fonte: FDA


Laboratório de Rotulagem é um serviço da Oxya Agro e Biociências
Rua Hortência, 411, Belo Horizonte, MG, Fone 31 3466 2161,
e-mail: contato@laboratorioderotulagem.com.br

email.png