Identificação do Lote: Crucial na Rotulagem de Alimentos Embalados




Um recall de produtos de presunto prontos para consumo foi estabelecido pela Sahlen Packing Company, de Buffalo, NY, devido à possível contaminação com materiais estranhos (plástico).


São 13,224 libras, aproximadamente 6 kg de produtos destinados à venda em balcões após fatiados e pesados. Os produtos foram distribuídos em locais de varejo de Connecticut, Massachusetts, Nova Hampshire, Nova York, Pensilvânia e Vermont. O material estranho foi identificado através de uma reclamação em 22 de fevereiro de 2019, porém, não há relatos de reações adversas após o consumo dos produtos.



O Órgão de fiscalização dos Estados Unidos, o Food Safety and Inspection Service (FSIS), manifestou a preocupação com a possibilidade dos produtos já estarem nos refrigeradores dos consumidores e informou que os produtos a serem recolhidos trazem o número de estabelecimento “EST. 5155”, dentro da marca de inspeção do United States Department of Agriculture (USDA) e disponibilizaram uma linha direta para dúvidas.


Assim como no Brasil [1], o número do lote é uma informação obrigatória na rotulagem de produtos embalados nos EUA, de forma a possibilitar a rastreabilidade desde os insumos até o consumidor final. Assim, numa eventual necessidade de recolhimento de produtos, a indústria consegue delimitar qual o lote ou quais o lotes potencialmente afetados e garantir a segurança do produto de maneira transparente e efetiva.


Fonte:

USDA


Fique de olho!

Os recalls frequentes devido à detecção de corpos estranhos em alimentos embalados levou os EUA a revisar a regulamentação sobre este assunto. Ela será lançada em breve.


Nota: [1] RDC Nº 24, de 08/06/2015


Laboratório de Rotulagem é um serviço da Oxya Agro e Biociências
Rua Hortência, 411, Belo Horizonte, MG, Fone 31 3466 2161,
e-mail: contato@laboratorioderotulagem.com.br

email.png