FDA facilitará a transição para o novo modelo de rotulagem dos EUA nos primeiros meses de 2020


Em 2016, a Food & Drug Administration (FDA), publicou as regras finais a respeito das informações nutricionais que devem estar nos novos rótulos de alimentos embalados, refletindo novas informações científicas e incluindo o vínculo entre dieta e doenças crônicas, como obesidade, dentre outras informações. O objetivo das mudanças é facilitar as escolhas alimentares dos consumidores, tornando as informações mais claras.

À esquerda, o rótulo atual; à direita, o modelo do novo rótulo.

O prazo para que os fabricantes mudem os rótulos é 1º de janeiro de 2020, para os que têm US$ 10 mi ou mais em vendas anuais e 1º de janeiro de 2021, para os que têm menos de US$ 10 mi em vendas anuais. Para certos produtos de cranberries secos, o limite é 1º de julho de 2020; já para os fabricantes de produtos à base de açúcares como mel, xarope de bordo e alguns produtos de cranberry, o prazo vai até 1º de julho de 2021.


Grupos comerciais solicitaram à FDA que a aplicação inicial das regras tivesse flexibilidade, uma vez que a substituição de todos os rótulos acarreta altos custos ambientais e financeiros. As empresas querem a oportunidade de justificar seus esforços no cumprimento das novas normas.


Para as mercadorias rotuladas antes de 01/01/2020 não é obrigatória a nova etiqueta, porém, após esta data, a atualização é necessária. A FDA informa que não se opõe à aplicação de um adesivo com as informações nutricionais revisadas para complementar os rótulos já existentes, como medida temporária até que os novos estejam prontos.


A FDA ressalta que o plano é trabalhar em cooperação com os fabricantes durante os seis primeiros meses de 2020, para que todos atendam às novas normas. A Instituição não atuará concentrada em ações de fiscalização, pois acredita que a abordagem cooperativa resultará em uma boa adesão por parte dos produtores.


Fonte: Bakery and Snacks

Laboratório de Rotulagem é um serviço da Oxya Agro e Biociências
Rua Hortência, 411, Belo Horizonte, MG, Fone 31 3466 2161,
e-mail: contato@laboratorioderotulagem.com.br

email.png