Cafés na Califórnia não precisam mais de alerta de câncer


O Estado da Califórnia determinou que não é mais necessário um alerta de câncer nos cafés comercializados no Estado, modificando a decisão que um juiz estabeleceu em 2018, exigindo que fossem colocados os avisos.


A questão começou a ser debatida há oito anos, quando torrefadores e varejistas como Starbucks Copr., Target Corp., Nestlé USA Inc., e Whole Foods Market, da Amazon.com Inc., foram processados, acusados de violar uma lei estadual que exige que os consumidores sejam advertidos sobre a presença de substâncias tóxicas nos produtos.


O processo foi movido porque a torrefação do café produz quantidades vestigiais de acrilamida, conhecido agente cancerígeno, por isso, um Juiz de Los Angeles, no ano anterior, exigiu que os avisos fossem colocados, caso contrário, os comerciantes poderiam ser multados por não seguirem a recomendação. Na ocasião, os varejistas argumentaram que não haviam evidências científicas que vinculassem o consumo do café ao maior risco de câncer.


A recomendação de isenção do aviso para o café veio de um regulador estadual da Califórnia, que é responsável pela lista de produtos químicos que requerem avisos. A isenção oficial foi assinada pelo Escritório de Direito Administrativo, em junho; os empresários se dizem aliviados, o dono da menor empresa envolvida relata ter gasto U$170.000 apenas com honorários advocatícios.


A pendência, porém, continua em Los Angeles, onde o processo foi suspenso até que o Estado decida se a exigência do aviso será aprovada ou não.


Fonte: Los Angeles Times

Laboratório de Rotulagem é um serviço da Oxya Agro e Biociências
Rua Hortência, 411, Belo Horizonte, MG, Fone 31 3466 2161,
e-mail: contato@laboratorioderotulagem.com.br

email.png