Alimentos contaminados por bactérias do gênero Salmonella, quando ingeridos crus ou mal cozidos, são responsáveis por desencadear a salmonelose, que tem como sintomas desidratação, febre, dor de cabeça, náuseas, diarreia, dentre outros.
Os principais meios de contaminação são carne de aves e ovos, mas pode ocorrer também pela água, verduras, leite sem pasteurização ou por contaminação cruzada devido à falta de higiene das mãos, locais e ferramentas de manuseio que tiveram contato com o alguma fonte contaminada pelo microrganismo.

Na última semana, a ANVISA determinou o recolhimento de 23 lotes de 5 produtos da empresa Perdigão, devido à suspeita de contaminação por Salmonella [1]. A fabricante solicitou, voluntariamente, o recolhimento após seu controle de qualidade interno alertar sobre a identificação da bactéria Salmonella enteritidis, que é eliminada com o preparo correto da carne, seja cozida, frita ou assada.
A identificação do lote do produto é uma informação obrigatória em alimentos embalados no Brasil e, através dele, é possível realizar a rastreabilidade do produto desde os insumos até o consumidor final. O recolhimento (ou recall) é uma prática regulamentada pela ANVISA e que se pauta na rastreabilidade de todo o processo.
Nota:
Fonte: Portal Anvisa