ANVISA determina o recolhimento de lotes de frangos por suspeita de contaminação por Salmonella

Atualizado: 6 de Mar de 2019


Alimentos contaminados por bactérias do gênero Salmonella, quando ingeridos crus ou mal cozidos, são responsáveis por desencadear a salmonelose, que tem como sintomas desidratação, febre, dor de cabeça, náuseas, diarreia, dentre outros.


Os principais meios de contaminação são carne de aves e ovos, mas pode ocorrer também pela água, verduras, leite sem pasteurização ou por contaminação cruzada devido à falta de higiene das mãos, locais e ferramentas de manuseio que tiveram contato com o alguma fonte contaminada pelo microrganismo.



Na última semana, a ANVISA determinou o recolhimento de 23 lotes de 5 produtos da empresa Perdigão, devido à suspeita de contaminação por Salmonella [1]. A fabricante solicitou, voluntariamente, o recolhimento após seu controle de qualidade interno alertar sobre a identificação da bactéria Salmonella enteritidis, que é eliminada com o preparo correto da carne, seja cozida, frita ou assada.


A identificação do lote do produto é uma informação obrigatória em alimentos embalados no Brasil e, através dele, é possível realizar a rastreabilidade do produto desde os insumos até o consumidor final. O recolhimento (ou recall) é uma prática regulamentada pela ANVISA e que se pauta na rastreabilidade de todo o processo.



Nota:

[1] Resolução 389/2019


Fonte: Portal Anvisa

Laboratório de Rotulagem é um serviço da Oxya Agro e Biociências
Rua Hortência, 411, Belo Horizonte, MG, Fone 31 3466 2161,
e-mail: contato@laboratorioderotulagem.com.br

email.png