Laboratório de Rotulagem é um serviço da Oxya Agro e Biociências
Rua Hortência, 411, Belo Horizonte, MG, Fone 31 3466 2161,
e-mail: contato@laboratorioderotulagem.com.br

email.png

Alérgenos não declarados? Produto embalado sem lista de ingredientes?




Um estabelecimento de Fall River, em Massachusetts, chamado Blount Fine Foods, foi contactado por um consumidor para o registro de uma reclamação e, por isso, está realizando o recall de sopas de frango prontas para consumo devido a um erro na rotulagem e pela falta de declaração de um alérgeno.


As sopas congeladas estavam acondicionadas em caixa com a identificação de “Homestyle Chicken Noodle Soup” (sopa caseira de macarrão e frango) e os pacotes internos estavam rotulados como “Chicken & Poblano Pepper Soup” (sopa de frango e pimenta poblano). Outro problema constatado foi que os pacotes individuais estavam sem lista de ingredientes e sem o alerta da presença de leite, que é um dos ingredientes do produto e um importante alérgeno.


No Brasil, a lista de ingredientes também é item obrigatório na rotulagem em produtos embalados, de acordo com a RDC 259/2002 [1], bem como o alerta sobre alergenos, segundo a RDC 26/2015 [2]. Estas informações, assim como outras determinadas como obrigatórias, são fundamentais para a boa comunicação de risco aos consumidores.


Nota:

[1] RDC 259, de 20 de setembro 2002

[2] RDC 26, de 2 de julho de 2005


Fonte:

FSIS